A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Terçol – Remédios caseiros

Terçol é um nódulo que pode crescer na parte externa ou interna da pálpebras, mas geralmente acontece quando cresce um caroço na dobra. É geralmente causada por bactérias que são levadas aos olhos pelas mãos, mas também tem outras formas e causas de aparecimento. Ele começa com um caroço que vai se avermelhando ao longo dos dias, e pode causar irritação no olhos ou lacrimejamento se não cuidado. Ele tende a desaparecer sozinho, mas existe alguns remédios caseiros que podem fazer com que o terçol ele desapareça mais rápido.

Às vezes é preciso intervenção médica como a drenagem do caroço (estourar para tirar o pus), quando ele se enche de pus, mas isso não pode ser feito em casa, sob risco de infecção por ser uma parte do corpo muito sensível.

Ela é semelhante a uma espinha e tem a dor e incomodo também semelhante, sendo que como o terçol é numa parte mais sensível do rosto, incomoda mais.

terçol parte superior olho

Terçol em cima – pálpebra superior

O Terçol pode crescer em varias partes da pálpebra, mas geralmente cresce em locais onde existe pequenas glândulas (não as lacrimais) que carregam um óleo que ajuda a lubrificar a parte interna do olho para evitar que ele fique seco, para evitar que as lágrimas se evaporem rápido e ele torne seco.

Sente-se uma quentura ao redor do terçol, e na visão pode se ver um pouco embaçado por causa do tamanho dele e com um pouco de incômodo. Recomenda-se não ficar passando as mãos nos olhos, principalmente se elas não forem lavadas com frequência.

Começa com o aparecimento de um caroço semelhante a uma espinha, e ao redor começa a ficar avermelhado e inchado ao longo dos dias. Algumas podem fazer inchar toda a pálpebra, outras só incham ao redor do caroço.

A bactéria que causa o terçol é a Staphylococcus aureus que é encontrada no nosso corpo, sobretudo no nariz, e o que mais causa isso é o ato de passar a mão no nariz e depois no olho. Ela pode ser contagiosa, então não dividir lençóis, travesseiros, lenços, cama, toalha com ninguém.

terçol parte inferior olho

Terçol embaixo – pálpebra inferior

Algumas receitas de remédio caseiros para Terçol

  • - Tomar comprimidos de levedo de cerveja todos os dias, seguindo as prescrições da embalagem.
  • - Antes de dormir, pegar um pano limpo e esterilizado (de preferencia um algodão) e molhar com água quente. Esperar ficar morno, o chumaço de algodão e aplicar diretamente sobre o terçol, se ele for na parte externa. Fazer isso durante uns 15 minutos, sempre antes de ir dormir. Se quiser, pode fazer também quando acordar. Em vez de água, também pode ser usado chá de camomila, pois é calmante.
  • - Aplicar uma fatia de gengibre sobre o local se for na parte externa, cuidando que não toque diretamente dentro do olho.
  • - (Atenção, fazer essa só se não fez a de água quente antes para não dar choque térmico). Envolver uma pedra de gelo em um pano limpo e aplicar no terçol algumas vezes durante do dia.
  • - Espremer 2 limões em um copo d’água e beber em jejum antes de ir dormir.
  • - Tomar 20 gotas de extrato de própolis misturado em 1/2 copo de água.
  • - Fazer chá para beber, com as seguintes plantas: Raiz de urtiga, Salsaparrilha, Jurubeba, Alfavaca, Chapéu-de-couro.

Como essa doença pode surgir também por causa de uma infecção por conta de uma pestana, a raiz de um cílio, necessário é retirar com cuidado para não irritar o local, essa pestana que está inflamada, para que poucos dias depois ele desapareça.

Há casos de perda do olho por pessoas descuidadas que com as mãos sujas (neste caso foi com as mãos sujas de fezes de gato) que levou a mão ao olho e contraiu uma infecção que se desencadeou em uma inflamação e depois teve que amputar olho. O olho é um órgão do nosso corpo que é aberto e é necessário muito cuidado com ele.

Sobre 

Adoro escrever sobre as plantas e a natureza. Sou estudante de Ciências Biológicas.

    Me encontre em:
  • facebook
  • googleplus
  • linkedin
  • twitter

Comentários no Facebook

comments

Fale o que pensa!