A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Eliminar catarro na gripe com remédios caseiros

O excesso de catarro na gripe que se dá mais na garganta e no pulmão pode estar associado a diversos problemas de saúde. Quando acontece na parte de trás da garganta, por exemplo, pode ser garganta inflamada gripe,  infecções ou constipações que estejam causando isso. Também o excesso de catarro pode ser ocasionado a algum tipo de alimento que a pessoa vem a estar ingerindo em excesso, como por exemplo os laticínios. Quando uma pessoa se acomete de uma gripe, os primeiros sintomas que podem ser notados são dor de garganta, espirros, tosse, muco quando tosse, catarro no pulmão ou na garganta, irritação das vias aéreas, etc.  Que geralmente acontece quando entramos numa onda de frio no inverno, ou quando acontece o choque térmico, quando estamos em ambiente quente e a temperatura cai, ficamos resfriados. Aí já começamos a procurar alternativas para se aquecer. Mas existe alguns produtos naturais que podemos usar para barrar o efeito da gripe ou trata-los.

mulher tossindo

Tosse: Sintoma comum na gripe. Deve se preocupar mais quando ela for seca por mais de uma semana

Mesmo que não cuidemos da gripe ou catarro quando ele aparece, ele tende a desaparecer em poucos dias porque é uma doença leve, mas se nos alimentarmos e adotarmos uma dieta específica de produtos que o ajudem a combater, ricos em Vitamina C, os sintomas tendem a desaparecer mais depressa, como é o caso do alho que é um vegetal rico em nutrientes que ajudam a fortalecer o sistema imunológico deixando a pessoa longe da gripe. Mas é sempre importante se cuidar pois a gripe é uma doença e mata muita gente por ano no Brasil.

Para aliviar os sintomas de forma externa também podemos usar descongestionantes para aplicar nas narinas pois eles agem reduzindo os inchaços dos vasos sanguíneos do nariz fazendo com que cesse aquele incômodo e que pare de produzir muco, mas o melhor a se fazer é uma cura interna fortalecendo o sistema imunológico. Se for usar descongestionantes nasais , não usar por mais de uma semana em dias seguidos pois pode piorar a situação nas vias aéreas. Aqui no Brasil é muito usado o Vick Vaporub® onde é colocado uma tigela de água morna para usar como inalação. Ele é em forma de creme e pode também ser aplicado sobre o peito para massagem, ou antes das entradas das narinas, geralmente usado antes de dormir para que a pessoa passe a noite respirando o mentol que é exalado do Vick® para no dia seguinte já acordar com uma melhora no quadro. Ao inalar o vapor do Vick®, não pode ser feito em água quente, mas sim em água morna, pois água quente pode prejudicar sua árvore brônquica queimando-a e podendo até desenvolver irritação ou problemas nas células, inclusive câncer a longo prazo, como acontece quando temos o hábito de beber bebida muito quente regularmente.

Remédios caseiros para eliminar catarro na gripe

Chá de verbasco

Beber o chá de verbasco para reduzir o catarro ao longo dos dias, quando estamos em tratamento das gripe e resfriados é bom. É uma erva conhecida por descongestionar o pulmão (já falamos aqui sobre o Verbasco) e aliviar sintomas de garganta. Coloque as ervas secas em um coador limpo que não pode ser de café para que não passe o gosto para o chá, em um recipiente com água quente e faça uma maceração que é mergulhar as ervas em água e deixar de molho por 10 minutos. Adoçar com mel e beber (o mel potencializa o efeito pois entra em reação com as substâncias químicas benéficas encontradas no Verbasco.

Sopa de galinha

Pode ser usada para fortalecer o sistema imunológico e ajuda a cicatrizar ferimentos e nutrir a pessoa debilitada que geralmente fica sem querer comer quando está com gripe. É recomendada desde a antiguidade e é notório seu efeito pois fazendo uma sopa de galinha com alguns legumes que também são ricos em vitamina C, como por exemplo o pimentão, ajuda a combater a produção de catarro pelo organismo.

Gengibre

O gingerol e os óleos essenciais encontrados no gengibre vão ajudar no combate a congestão. Assim como o alho que tem propriedades que fortalecem o organismo, o gengibre ajuda no fortalecimento do sistema imunológico para combatar fraquezas que desencadeiam em resfriados e gripes. Já falamos sobre o gengibre e lá você pode encontrar várias formas de uso do gengibre. Ele costuma ser de gosto forte, ardoso e as pessoas o usam regularmente para chupar suas rodelas, de vez em quando para manter o organismo saudável, entre outros usos.

Chá de alho

É uma erva antibacteriana e antiviral muito eficaz no combate à congestão nasal e pulmonar. Muita gente usa o chá do alho moído com um pouco de mel. É só cozinhar 3 dentes de alho em 2 copos de água e deixar ferver por 15 minutos para que seja feito um chá forte. Se quiser também pode adicionar mel e pimenta caiena para aumentar o efeito do chá. Muita gente também, para potencializar o efeito do chá, faz o chá de alho com limão que acaba sendo uma mistura ideal para combater gripe e fortalecer o sistema imunológico por causa da riqueza de vitamina C  do limão e capacidade de melhorar o sistema imunológico do alho.

Mel com limão

Paralelo a isso, se a pessoa não gostar da mistura de alho com limão, pode fazer uma mistura de mel com limão para tomar. É mais gostoso e também tem um bom efeito sobre a gripe.

Óleo de eucalipto

Costuma ser usado com o chá, embora algumas pessoas não gostem ou não se sintam seguras em tomar o chá de eucalipto por causa de boatos de que ele seja tóxico, mas várias autoridade na área da saúde, inclusive médicos, que costumam recomendar aos seus pacientes. Aqui você fica sabendo mais sobre o eucalipto e aqui o chá de eucalipto. Mas ele é mais usado o seu óleo essencial para aplicar sobre a orelha ou cabeça de crianças ou para serem colocados algumas gotas no travesseiro para elas dormirem sentido o cheiro do mentol encontrado no eucalipto.

Sobre 

Adoro escrever sobre as plantas e a natureza. Sou estudante de Ciências Biológicas.

    Me encontre em:
  • facebook
  • googleplus
  • linkedin
  • twitter

Comentários no Facebook

comments

Comentários

  1. tania marcia marceno esilva Fala:

    eu gosto de receber seus imail por dar muita receita importante ok por fim de semana

  2. eu não gosto de suvaqueira

Fale o que pensa!