Plantas medicinais boas para a circulação sanguínea

Diversos maus hábitos alimentares causam as doenças cardio-vasculares. Podemos citar alguns deles: Obesidade, falta de exercícios físicos, dietas ricas em gorduras saturadas, vício do fumo e estresse.

Agora, por outro lado, podemos citar algumas práticas que contribuem para a melhora da circulação e redução das doenças relacionadas. Para melhorar a alimentação, fazer exercícios físicos regularmente, tomar regularmente medicamento fitoterápicos (que vem de plantas) que reduzem o colesterol e aliviam o estresse.

Chá de ervas medicinais – Foto por: Zsuzsanna Kilian

Agora citamos as principais ervas medicinais que melhoram a circulação.

1. Alecrim (Rosmarinus Officinalis) – É tônico. O alecrim é usado para fortalecimento do coração, ele ajuda a diminuir as varizes e também previne a arteriosclerose. Se você tem pressão alta e dores de cabeça constantes por causa desse problema de saúde, é bom tomar uma infusão de Alecrim com tília para aliviá-las.

2. Alho (Allium Sativum) – O alho é anti-colesterol e também anti-coagulante. Age beneficamente no organismo em casos de trombose e arteriosclerose. Pode ser ingerido cru, em cápsulas, sucos etc.

3. Gengibre (Zingiber Officinale) – Gengibre estimula, é vasodilatador e anti-colesterol. Pode ser tomado em pó em mistura com água quente. Em cápsulas e tintura deles também. também age no organismo em combate a arteriosclerose.

4. Ginkgo Biloba (Ginko Biloba) – Estimuladora e vasodilatadora. Para tratar de artérias coronárias, pode ser misturadas com o pilriteiro.

5. Goji (LyciumBarbarum) – Os frutos são estimuladores e a raiz é hipotensiva (diminui a tensão). Na medicina chinesa é usada para aumentar a expectativa de vida. No ocidente, aqui no nosso hemisfério, os frutos são considerados superalimento e aliviam tonturas e zumbidos.

6. Hamamélis (Hamamelis Virginiana) – É anti-inflamatória. Peque Hamamélis destilada e molhe em um algodão colocando sobre varizes, inflamações, hemorróidas, coceiras, frieiras, e além disso, pode ser usada para aliviar a dor e inchaço.

7. Mil-folhas (Achillea Millefolium) – Tem ação hipotensiva e auxilia no tratamento da arteriosclerose se usada misturada com pilriteiro ou tília e pilriteiro. Para cessar o sangramento no nariz, pode ser usada sua infusão em um algodão e colocada no nariz.

8. Pilriteiro (Crataegus Laevigata) – Fortalece o coração e ativa a circulação. Ajuda a regular batimentos cardíacos e pressão alta. Pode ser tomada em infusão, ou cápsulas.

9. Tília (folhas pequenas) (Tilia Cordata) – É sedativa, alivia estresse tensão e dores de cabeça quando essas são causadas por pressão alta. Fortalece as artérias e geralmente é combinada com o pilriteiro em infusões.

10. Urtiga (Urtica Dioica) – A urtiga é anti-anêmica e diminui a pressão quando combinada com o pilriteiro ou a tília. Para tratar varizes, normalmente é usada com trevo-amarelo ou agripalma.

Comentários no Facebook

comments

Fale o que pensa!