A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Varizes – tratamento caseiro com vegetais

A causa do aparecimento das varizes nas pernas é muito discutida. Fala-se primeiramente que é o fator genético que é a maior causa do aparecimento das varizes, aquelas veias que se dilatam na perna causando dor e desconforto.

Manter uma vida saudável, se hidratando sempre e sempre fazendo exercícios, pode ser o melhor caminho para evitar que isso apareça. Portanto, se você for obeso e não costuma se movimentar, saiba que é preciso fazer de vez em quando.

Outro motivo com que faz aparecer as varizes na perna é o uso de salto alto que faz com que a panturrilha das mulheres fiquem contraídas, duras, retendo o sangue que deveria estar circulando no corpo, podendo causar até problemas no coração.

As varizes se caracterizam como dilatações de veias, sejam superficiais (que aparecem na pele) ou profundas (internamente) e aparecem mais em pessoas com idade entre 20 a 30 anos, mais em mulheres. Também pode acontecer de uma veia sensível se romper e formem as chamadas úlceras varicosas que são as feridas produzidas pelo rompimento das veias dilatadas e que se não cuidadas podem haver infecção, principalmente em idosos com o sistema imunológico fraco.

O que mais causa o aparecimento das varizes na perna, depois da predisposição genética é a falta de exercícios. Uma pessoa que se movimenta todos os dias pode não desenvolver nas pernas as varizes porque, por causa do movimento, ela vai estar sempre com sangue circulando e as veias fortes. Para uma pessoa que quer evitar que apareça, procure imediatamente comprar um tênis de corrida, um short e uma camisa de nylon para começar a correr umas duas vezes por semana, para suar mesmo, para que seu organismo fique saudável evitando não só o aparecimento de varizes mas de outras doenças também, fazendo com que sua vida seja mais longa.

Mas se você está com esse problema e agora quer a solução, existe algumas práticas que podem fazer com que as varizes desapareçam. Fiz uma junção de várias dicas de alimentação e práticas para tratar as varizes que sei.

varizes-pernas-panturrilha

Varizes nas pernas
Foto: Can Stock Photo Inc. / obencem

Se você tem varizes e procura se curar, atente para essas dicas:

- Tome chá de erva-cidreira regularmente. Mas para que ele seja mais eficaz para agir contra as varizes, misture suco de 1/2 limão ao chá e tome uma xícara 2 vezes por dia.

- Essa é pra fazer um chá, mas não é para tomar! Em meio copo d’água, colocar 1/3 de óleo de mamona e uma pitada de sal. Aplique no local que as varizes desaparecerão com o tempo.

- Compre meias elásticas apropriadas para quem tem varizes e durma com elas para melhorar a circulação nas pernas.

- Aplique uma compressa de água morna numa toalha todos os dias antes de dormir, nas panturrilhas para melhorar a circulação neste lugar.

- Cortar 3 caroços de abacate (cozinhe 10 minutos em água fervente antes para ficar melhor de cortar) e passar eles no liquidificador. Coloque 1 litro de álcool e deixar de molho por 3 dias. Use para fazer massagens nas panturrilhas de vez em quando.

- Evite usar cintos apertados (aqueles que deixam a perna da pessoa dormente).

- Evite usar sapatos altos demais, para que a panturrilha não fique comprimida retendo o sangue que deveria estar circulando no corpo.

- Faça um creme para varizes/estrias caseiro. Deixar de molho arruda com uma colher de azeite de oliva em álcool por 3 dias. Pegue a solução e molhe um algodão com ela para massagear o local afetado, sempre à noite antes de dormir.

- Suco de laranja com acerola antes de dormir também é bom para varizes, tanto tratar como evitar.

Ao contrário do que se pensa, passar muito tempo em pé é bom sim para evitar as varizes, visto que você em pé se movimenta mais do que você estando sentado. Agora o excesso, filas por exemplo, onde a pessoa fica em pé mas não se movimenta, é um causador de varizes também. O que importa para evitar varizes é a movimentação dos membros.

Essas foram as receitas que achei mais eficazes para acabar com as varizes nas pernas.

Sobre 

Adoro escrever sobre as plantas e a natureza. Sou estudante de Ciências Biológicas.

    Me encontre em:
  • facebook
  • googleplus
  • linkedin
  • twitter

Comentários no Facebook

comments

Comentários

  1. Laurindo mota Fala:

    Eu acredito em certos medicamentos caseiros, mas tem que tomar cuidado para alguns que são informados por pessoas maldosas que não perdem a oportunidade para tentar fazer o mal. Portanto tomem muito cuidado.

    Atenciosamente

    Laurindo

Fale o que pensa!