A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Goji Berry faz você viver mais e combate o câncer – Veja tudo

Neste artigo, fizemos uma lista das dúvidas que nossos leitores tem quanto ao Goji Berry (Lycium barbarum), as bagas que são muito benéficas à saúde, protegendo o organismo do câncer e promovendo a longevidade.

O que é Goji Berry?

É um fruto de cor vermelho alaranjado com a casca bem brilhante que é consumido cru, recém tirado do pé eles maduros, cozidos, de molho (quando ficam mais macios e aproveita-se a água também para beber) ou secos (desidratados à sombra jogados em cima de uma camada de papel ou no microondas). Seu gosto é amargo se a pessoa colher precipitadamente, ou seja, é melhor, depois de avermelharem no pé, deixar mais uma semana no para colher. O fruto é bem suculento e parecidos com pimenta ou com aqueles tipos de tomates nanicos, tomate cereja. O Goji é vendido em casas de produtos naturais e é bem caro aqui no Brasil, por ser difícil de plantar e também por seu valor como super alimento, é muito pedido nas lojas. Não só consumido puro mas para fazer chá, sucos, remédio caseiro e vinho.

Goji Berry

Goji Berry

Árvore Goji Berry

A planta do Goji é um arbusto com folhas duras mas flexíveis, que são de cor verde escura acinzentado, pontudas e longas. A planta é nativa da China (Nepal) e lá ela é cultivada e usada para benefícios medicinais desde muito tempo na tradição, há mais de 6.000 anos. Só agora nos últimos anos é que ela se alastrou pelo mundo chegando também ao Brasil. As flores do são púrpura, roxo claro e aparecem no final da primavera, dependendo do local onde é plantada, que logo é substituído pelas suas frutas bem vermelhas.

Benefícios do Goji

É boa para diabetes, pressão alta, febre, doenças relacionadas à idade avançada, longevidade (aumenta a expectativa de vida), protege o coração (evita ataques cardíacos), evitar câncer, bem estar, calma, melhora de anemia, aumenta o desejo sexual, anti-estresse, melhora o humor, melhora de esgotamento mental, cura insônia, melhora digestão, estimula o sistema imunológico, estimula a atividade do cérebro.

É importante frisar que a maioria dos testes em laboratório feitos para saber se o Goji faz bem a tudo isso, não foram documentados oficialmente e foram testes de pequeno porte.

Por causa da vitamina C, o Goji tem um efeito de retardar o envelhecimento e aumenta produção de colágeno da pele, prevenindo e recompondo lesões em tendões, cartilagem, fortalecendo vasos sanguíneos, cicatrizando feridas, melhora os ossos e os dentes, deixa a pele do rosto mais jovem com mais vida, emagrece, etc.

Por causa da vitamina A, ele também previne problemas na visão, mantém as mucosas da pele saudáveis (genitais, boca e partes sensíveis da pele que são úmidas). Ele ainda é anti-bacteriano e antifúngico.

Tem efeito antioxidante que minimiza os danos dos radicais livres no organismo esses que prejudicam as células boas.

Efeitos no organismo e interações com medicamentos

É perigoso consumir esse remédio natural se a pessoa toma medicamento como a Varfarina ou Aspirina. É bom peguntar ao médico antes de consumir porque ele pode interagir com vários outros medicamentos usados também por quem tem problemas de diabetes e pressão alta.

Quais as vitaminas que contém nele?

Vitamina A, Vitamina B2, Vitamina C, ferro, cálcio, selênio, alta quantidade de proteína, carotenoides, 21 tipos de minerais, fibras e antioxidantes.

Estudos com o Goji

Em estudo Chinês de 1994 consta que em testes realizados em 79 pacientes com câncer tratados com o Goji, foi diminuído o câncer na maior parte deles, mas não se pode dizer que ela diminui o câncer com certeza, a partir desses estudos, porque ainda são muito pobre em conclusões, mas está documentados como dados científicos, não como evidências.

Como podemos ver, o Goji é a mesma coisa da Chlorella, no quesito de proteger o organismo do câncer: Há estudos que indicam mas não há certeza. Recentemente comprei um pote de Chlorella que vem com comprimidos em cápsulas e na embalagem tem o isso “O ministério da saúde adverte: Não existe evidências científicas comprovadas de que este alimento previna, trate ou cure doenças”. O que vemos ainda é uma insegurança pois há estudos que indicam que esses superalimentos carregados de vitaminas que fazem bem e combate o câncer, mas não há certeza comprovada.

Outros alimentos com os mesmos poderes de cura e longevidade do Goji berry

  • Romã
  • Chocolate preto
  • Mirtilos (Blueberries)
  • Chá verde
  • Alho
  • Brócolis
  • Chlorella
  • Spirulina
  • Beterraba, entre outros.

Como plantar Goji Berry

A planta se dá melhor em terrenos onde é predominante só calor, mas toleram frio.
Plantar em solo de PH entre 6,8 a 8,1 (para aumentar o PH, adicione cal, e para diminuir adicione sulfato de alumínio). Veja como medir o PH do solo.

Você pode plantar tanto em vasos ou potes furados em baixo, quanto em terreno. Caso você plante em um vaso, veja que ela vai ser uma planta mais intolerante a muito frio ou muito calor, pois as raízes vão estar mais perto da superfície, e também as raízes não vão crescer muito. Ela é uma planta que gosta de profundidade e quando plantada em vasos, assim que a raiz toca o vaso, para de crescer.

Plantação de Goji Berry

Plantação de Goji Berry

Plantada em terreno, é uma planta que se não podada, pode crescer até 8 metros de altura e 8 metros de largura. É melhor quando ela estiver crescendo, ficar podando de vez em quando para não ser difícil de colher as frutas depois. Plantar em um local ensolarado, com sombra, não pode ser sol direto mas o terreno deve ser quente. Manter o solo úmido sempre, enquanto ela estiver crescendo. Não é preciso de plantar uma do lado da outra, se quiser, pois não precisa de plantar perto para polinização para gerar frutos. Como dissemos anteriormente, assim que ela fica madura no pé, ela ainda não está pronta para a colheita, pois vai estar amarga. É preciso esperar mais uma semana ou mais para colher. Se você mora em Portugal, não deixar as frutas no pé até as geadas, por que podem tirar o gosto das frutas. Cuidado com pássaros (insetos não incomodam muito), você pode cobrir com uma rede para evitar os pássaros e outros animais, pois o vermelho vivo do fruto do Goji chama a atenção de longe. Tem que podar, se deixar, ele pode se alastrar pelo chão então você pode antecipadamente colocar pedaços de pau do lado da planta fincados no chão para acompanhar o crescimento dela.

Como usar

Tomar diariamente por duas semanas 120 ml do suco de Goji Berry, melhora o humor, produz bem estar na pessoa, melhora a digestão, melhora o raciocínio.

Na China ele é muito usado como um ingrediente de sopa.

Para fazer o chá, pode colocar em um copo de água fria ou quente, um pouco de Goji e deixar descansar por 15 minutos. Pode beber a água e comer o Goji que vai estar mais mole e fácil de digerir e carregado de antioxidantes.

Adicionar a cereais matinais pela manhã as bagas para aumentar o valor nutricional do seu café da manhã.

Faça Barra de cereais: Coloque um punhado de bagas de Goji, um pouco de nozes e um pouco de amêndoas e bata em um processador. Coloque em um pote, seque ao microondas e corte depois.

Molho com Goji (adaptado de Proven Winners).

  • 8 bagas de Goji berry
  • 8 tomates cortadas em cubos sem a casca
  • 4 dentes de alho picados
  • 1 pitada de pimenta preta
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher de açúcar
  • 3 cebolas picadas
  • 4 pimentões verde picados
  • 2 pimentas (da que não arde, da que só da gosto) picada
  • 15 colheres de extrato de tomate
  • Vinagre branco a gosto

Misturar tudo (menos o extrato de tomate) com um pouco de água. Cozinhar por 35 minutos. Depois colocar o extrato de tomate e cozinhe por mais 7 minutos. Use em macarronadas, pizzas etc.

Sobre 

Adoro escrever sobre as plantas e a natureza. Sou estudante de Ciências Biológicas.

    Me encontre em:
  • facebook
  • googleplus
  • linkedin
  • twitter

Comentários no Facebook

comments

Fale o que pensa!

Goji Berry

Goji Berry

Comentários no Facebook

comments

Fale o que pensa!