A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Hortelã

Usada em muitos produtos, a hortelã tem o sabor mais conhecido do mundo. Esta erva mentolada é quente, doce e ao mesmo tempo refrescante.


Nome científico
Várias espécies do Gênero Mentha

Características

Devemos especificar a hortelã imprecisamente, como no início desse artigo quando falamos que o nome científico da hortelã é “várias espécies do gênero Mentha” porque elas se misturam com facilidade, elas se hibridizam (cruzamento de uma espécie com outra) facilmente entre elas e quando encontramos uma não dá para especificar direito.

Mas para a culinária e para usos medicinais, há os dois tipos mais usados que podemos especificar: A hortelã (spearmint) e a menta (peppermint).


Benefícios no organismo e propriedades medicinais

Anti-galactagogaAnti-inflamatóriaAnticâncerAntiespasmódicaAntissépticaAromáticaDiaforéticaEmenagogaFebrífuga

Partes usadas

As partes utilizadas da planta para fins medicinais e culinários são as folhas e as flores tanto frescas como secas. As flores são mais usadas em guarnições e saladas.



Culinária

Pode ser usada para temperar legumes como berinjelas, cenouras, tomates, batatas, ervilhas e abobrinhas. Também usada em frangos, carnes, geleia, marinadas,peixes e grelhados.

Aqui na América do sul ela é mais usada para combinar com pimentas, orégano, salsa etc. Para  temperar pratos que levam tempo para serem cozidos.

Pode ser usada em saladas para realçar o sabor delas.

Adicione a bolos e sobremesas de chocolate.

Misture com cominho, manjericão, manjerona, pimenta-do-reino, tomilho, sumagre, cardomomo, cravo-da-índia, endro, feno-grego, gengibre, páprica e salsa.

Se for usar a hortelã seca, frite uma colher de chá da planta em um pouco de azeite ou manteiga para adicionar aos pratos.

Use em lentilhas, sopa de feijão e sopa de legumes.


Sabor e aroma

O sabor da hortelã é agradável. Algumas espécies são picantes, mas são agradáveis por causa da doçura.

Já a menta tem um toque de menthol picante, mas é menos doce que o hortelã.


Compra e armazenamento

Quando colher ou comprar, guarde ela com o caule em um copo de água na geladeira.

Pique as folhas e as guarde. Elas podem ser guardadas usando a técnica do cubo de gelo, onde colocamos elas picadas dentro de uma caçamba de gelo, enchemos de água e colocamos no congelador ou freezer. Quando formos usar é só pegar um cubo de gelo e a erva vai estar intacta, com todas as suas propriedades, própria para o consumo.

Mas o consumo dela não é só fresco, pode-se usar ela seca também. Pegue um ramo e coloque em um forno microondas. Ela assim desidratada deve ser guardada em um recipiente hermético.


Localização

Elas são originárias do sul da Europa e Mediterrâneo, mas rapidamente se alastrou para o mundo, sobretudo nas regiões temperadas.


Cultura e como plantar

São facílimas de cultivar.

Elas são plantas perenes que gostam de clima temperado. Pode plantar em sol direto ou parcial mas ela vai precisar de muita água.

Se não quer que ela se espalhe no terreno, se você não tem muito espaço, plante em um vaso.

Se quer que ela se espalhe, plante em um recipiente grande sem fundo.

Elas tem folhas pontudas e dão flores no verão.

É bom colher as flores antes da planta florir, onde seus princípios ativos estão no auge.


Mais sobre esse assunto

Outras espécies de hortelã

Falamos tanto da espécie de hortelã (speamint) quanto da menta (peppermint). A primeira é mais leve e a segunda é mais picante e portanto em algumas comidas se tornam inviáveis de usar. Elas são usadas frescas ou desidratadas. As principais espécies, fora as outras que já falamos aqui são:

Hortelã-miúda

M. x villosa f. alopecuroides mentha-villosa Esta espécie de hortelã deve ser manejada com cuidado, ela murcha rápido depois que colhemos. Elas tem folhas redondas, pequenas, macias e como veludo. Quando brotam os espigões das flores dá pra ver que sua cor é lilás. Ao usar, picar bem para que o sabor dela seja apurado e que o aspecto dela fique menos parecido com lã, fofo e peludo. Use quando quiser acrescentar um sabor especial mentolado aos seus pratos.

Hortelã-chocolate

M. x piperita citrata

.mentha-piperita-citrata

Fotografia: http://www.thienemans.com/photos/index.php/Herbs/MINT_ORANGE

Dá pra reconhecer pelas cores de suas folhas que como o nome diz, tem partes marrons cor de chocolate.  É como se fosse do verde-escuro ao marrom como degradê. Mas o nome dela não está somente associado à cor, mas também ao sabor que tem um toque de chocolate, inclusive, por isso é muito usado em sorvetes.

Hortelã-pimenta-preta

M. x piperita piperita

mentha-piperita-piperita

Fotografia: http://wildthingsgrow.com/mints.html

É uma espécie híbrida (que vem de cruzamento com duas ou mais espécies). Os talos dela são marrom puxado para vinho, as folhas são verde-escuras com manchas de vinho e seu aroma é pungente e picante. É para ser utilizada em bebidas, chás e sobremesas.

Hortelã-branca

M. suaveolens Já essa hortelã, a folha dela tem um aspecto rugoso e ela também é fofa e lanosa. Quando dão suas flores, notamos de longe uma cor-rosa-claro. O seu cheiro é de maçã com um toque mentolado. Seu gosto é doce.

Hortelã-da-montanha

Pycnanthemum pilosa

hortela-da-montanha

Foto: http://fotobank.ru/image/DK04-2820.html

Na verdade essa planta não é uma hortelã, mas elas só estão aqui porque por causa de seu cheiro, gosto e propriedades. Elas podem ser usadas como hortelã. A única diferença dela com a hortelã é que elas tem um toque amargo.

Hortelã-marroquina

M. s. “Moroccan” As folhas delas são verdes e suas flores são brancas. Seu aroma é suave e picante, mas não é tão doce como as outras hortelãs. É mais usada para fazer chá mentolados e para pratos que levam hortelã.

Poejo

M. pulegium  Há algumas variedades dessa planta que são eretas, crescem bastante para o alto, mas também há outras que crescem rasteiras. Tem um cheiro forte e seu sabor é amargo e intenso.

Hortelã-pimenta

M. x piperita É uma variação de cruzamento de pólen entre o hortelã-d’água e o hortelã-de-cozinha. O seus caules são longos e suas folhas são pouco peludas. É picante. Use com cautela para não estragar a comida porque ela é forte. Mas pode ser usada em bebidas refrescantes, sobremesas, sorvetes e chás. Mas ela é mais cultivada por causa do óleo que produz.

Hortelã-ananás

M. s. “Variegata” Essa planta tem as folhas verdes mas suas bordas são creme. O seu aroma é de fruto tropical e as folhas mais velhas tem um gosto mentolado mais forte do que as novas. Use para temperar saladas, misturar em saladas de frutas e bebidas refrescantes.

Hortelã-de-tashkent

M. s. “Tashkent” As folhas são rosa-escuro e tem sabor e cheiro forte. Usa-se principalmente na culinária.

Hortelã-manjericão

M. x piperita citrata “Brasil” Suas folhas são verde-escuro com manchas vinho. Seu cheiro é picante e lembra também o manjericão, por isso o nome. Use em berinjelas, tomates e abobrinhas.

Hotelã-do-campo

M. arvensis Suas folhas são verdes puxado para cinza e dá pra ver as espigas de flores no caule. Aroma pungente mas suave. Usa-se mais na Ásia. Apesar de seu cheiro ser leve, ela tem um sabor mentolado bem forte.


Fotos:

hortela

KaliFire (Maroc) – http://www.flickr.com/photos/kali-ma/124218131/


Lista das plantas medicinais de A a Z

Continue lendo mais plantas com letra "h"

  • Houtuínia
  • Hortelã
  • Hidraste
  • Hortelã pimenta
  • Hissopo
  • Mais

  • Continue lendo mais artigos

    Sobre 

    Adoro escrever sobre as plantas e a natureza. Sou estudante de Ciências Biológicas.

      Me encontre em:
    • facebook
    • googleplus
    • linkedin
    • twitter

    Comentários no Facebook

    comments

    Fale o que pensa!