A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Como preparar um terreno para o plantio

Cultivar legumes é uma tarefa que exige mais cuidado do que cultivar plantas ornamentais. É preciso levar em consideração desde o local de sua horta até a situação do solo, vento forte, etc.

Mas é divertido pois quando acompanhamos o crescimento das plantas, e chega o tempo da colheita, já nos dá a sensação de dever cumprido e ainda usufruímos dela quando vamos cozinhar, comendo uma comida natural, livre de produtos químicos.

O segredo de uma boa horta é você dividir bem o que planta e não fazer isso demasiadamente. Se você usa pouco coentro para cozinhar, plantará pouco coentro, se usa muita tomate, plantará muita tomate. Você deverá tomar muito cuidado com sua horta pois são plantas mais sensíveis.

Quando se vai criar uma horta, devemos nos fazer perguntas sobre o terreno.

Quais  plantas já passaram por aqui?

Será que aqui já foi um lugar onde existia carros onde pingava muito óleo queimado na terra, tirando toda a capacidade orgânica dela, fazendo com que ela fique “infrutífera”?

Existe plantas muito altas por perto, impedindo que o sol atinja as plantas?

Elimine todas as plantas daninhas do terreno. Retire-as pela raiz para que não venha crescer novamente, quando sua horta já estiver instalada no terreno. As plantas daninhas no geral são mais fortes do que as hortaliças, que são mais sensíveis. O terreno deve ser reto, livre de inclinações. Se necessário, é preciso fazer uma terraplanagem antes de plantar para tornar o terreno reto. Antes de plantar também, misture toda a terra que existe em sua superfície para que toda a matéria orgânica encontrada na terra se misture em todo o terreno.

Uma terra boa para se plantar é uma terra com muita matéria orgânica. É por isso que o pessoal do interior, mais inteirado sobre o assunto, coloca as cascas dos legumes nas plantas, perto das raízes. Com o tempo, elas de desintegram e se misturam à terra, tornando ela mais rica.

Quando o seu solo é pobre, poderá comprar terra já preparada ou até mesmo conseguir um punhado dessa terra na casa de algum familiar, para você misturar no seu terreno.

Principais dicas para conseguir um bom lugar para abrigar suas plantas:

  • Procure um lugar aberto onde não haja bloqueamento do sol e gotas de chuva (livres de árvores grandes por perto).
  • Um lugar de fácil acesso (Certifique-se de deixar passagem de pessoas e mangueira de água ao redor dos quadrados que você fizer para as plantas.)
  • O lugar tem que ser de preferência cercado, para proteger de ventos fortes.
  • Um solo para plantar deve ser fértil, rico em matéria orgânica e que não esteja encharcado. (Evite solo leve, arenoso, sem matéria orgânica).
  • Ele deve ser um solo com PH ligeiramente ácido. Evite solo muito ácido (barro). (Falaremos sobre isso mais para frente)
  • Para captar melhor a luz do sol, pode se colocar um painel de zinco (um tipo de metal vendido em depósitos de construção) para colocar encostado no cercado da sua horta. (Faça isso com moderação, para não esquentar muito.)
Pra finalizar e complementar o artigo, a Unesp fez um infográfico de como preparar o terreno para o plantio para árvores Urbanas, mas dá para adaptarmos à nosso objetivo.

 

Sobre 

Adoro escrever sobre as plantas e a natureza. Sou estudante de Ciências Biológicas.

    Me encontre em:
  • facebook
  • googleplus
  • linkedin
  • twitter

Comentários no Facebook

comments

Fale o que pensa!