A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Como plantar batata doce

As batatas-doces não são consideradas batatas. Os seus tubérculos é que se parecem com batatas (a parte da raiz que cresce arredondada). Na verdade são apenas raízes inchadas. Tem gosto doce e sua polpa pode ser verde claro, laranja ou branca e elas são deliciosas assadas ou cozidas e machucadas, como purê. Atente para as dicas a seguir para saber como plantar batata doce do jeito certo. Plante a partir de sementes, mas é mais fácil plantar as estacas ou as mudas.

como plantar batata doce 1

Batata doce – Foto

Semear batata doce

Semeie em local fechado de preferência em julho, aqui no Brasil (em Portugal a partir de janeiro). Em agosto no Brasil, pode seguir semeando, mas também começa a época apropriada para transplante e plantio de mudas, então você ou pode continuar plantando ou ir propagando a planta.

Como plantar

Enquanto as batatas normais (as batatas inglesas) podem ser plantadas em locais normais, as batatas-doce gostam de locais quentes-abafados, mas que a terra não seja seca, mas sim abafada, quente-úmida, solo argiloso e bem drenado. Por isso é bom começar a plantar aproveitando a época quente do ano, desde o começo. O ideal é você começar a misturar compostagem (aprenda aqui a fazer compostagem em casa) para misturar 1 centímetro dela na terra onde vai plantar. Depois de tudo, molhe a terra. Para que suas raízes cresçam bem, ela precisa que tenha ar dentro da terra, assim a planta crescerá saudável. Então não deixea terra muito socada, dura. Um lugar bom para se plantar batata é um lugar espaçoso e quente, com boa drenagem e que o solo seja rico, fértil e com um PH de 5,5 para 6-5. A batata doce exige que o solo seja fundo e fértil e de preferência que elas sejam bem enterradas, mas não muito socada.

batata-doce

Batata Doce

Quando for plantar batata doce, lembre-se que elas precisam de muita água, para isso,você pode estar regando daquela maneira que aprendemos na postagem sobre irrigação (Guia de sobrevivência para as plantas no verão). Colocando uma garrafa PET onde os dois lados estejam cortados, enfiando-a na terra e colocando a água dentro, para a água ir diretamente para a raiz. Tenha cuidado para não quebrar a raiz.

Outras dicas

Quando as folhas começam a amarelar é quando ela está boa para a colheita. Precisam ser alimentadas com fertilizante não especializado a cada duas semanas, no máximo três. Se não tiver, coloque um pouco de compostagem quando ela estiver crescendo. Os tubérculos devem estar prontos para serem colhidos em Janeiro (Brasil).

Eles precisam de um verão para produzirem bem, por isso, é bom calcular o plantio dele antes do verão chegar, para que as raízes, ou seja, a batata-doce cresça no verão porque elas precisam de terra quente para produzirem bem, mas deve ser muito bem regada. Depois de colhidas, você pode expô-las ao sol para deixar curar um pouco, assim ela pode ser conservada por mais tempo.

Para esquentar o solo antes de plantar, você pode colocar uma lona, ou um plástico cobrindo em tardes de sol para garantir que a planta vingue. Tem algumas espécies que amadurecem bem rápido, cerca de 90 dias depois de plantadas. Quando a planta começar a ficar amarela, é sinal de que elas já podem começar a serem colhidas. Ela leva de 6 a 7 meses do plantio à colheita.

Colheita

A época da colheita no Brasil é em janeiro e fevereiro (Portugal é julho / agosto), onde já estamos no verão.

colheita do plantio de batata doce

Batata doce Colhida

 

Pragas comuns

(consulte a tabela)

Pragas: Afídeos e moscas brancas

Doenças: Fúngicas e vírus

(Veja também como plantar batata inglesa)

Sobre 

Adoro escrever sobre as plantas e a natureza. Sou estudante de Ciências Biológicas.

    Me encontre em:
  • facebook
  • googleplus
  • linkedin
  • twitter

Comentários no Facebook

comments

Fale o que pensa!