Como Plantar Nabo

Da família da Rutabaga, que posteriormente também falaremos sobre ela aqui, O Nabo é uma planta brássica (Gênero de plantas herbáceas perenes). Eles pertencem à família do couve, mas geralmente são tratados como uma planta de raiz comum, plantas de raízes que são comestíveis.

Eles podem até não serem tratados como uma iguaria fina pela gastronomia do Brasil e de Portugal, mas quando ele é assado, cozido, ou até comido cru, eles colhidos estando pequenos e novos, fica com um ótimo sabor que até pode ser parecido com o sabor dos nozes.

nabo2

Ideal começar a semear em local fechado, se for em Portugal deve semear em  fevereiro/março. Se for no Brasil, em setembro/outubro.

Se for semear em local aberto ao ar livre, deve semear em abril / maio em Portugal e novembro/dezembro no Brasil.

A partir de julho em Portugal já se pode colher se eles já tiverem grandinhos. No Brasil em janeiro.

Que espécies de Nabo plantar?

Japonês

Forrageiro

Atlantic

Blanc Croissy

Golden Ball

White Globe

Tokyo Cross

Oasis

Market Express

Ivory

Essa planta é muito exigente mas se você plantar em solo rico em azoto ( que é um outro nome usado para o Nitrogênio) e a terra estiver com um PH de 6,5 a 7, ele crescerá bem.

Dicas para plantar bem o Nabo

O ideal é semear o nabo em tabuleiros com módulos, ou dividir a terra em módulos e em cada um colocar 4 sementes. Nascerá um tufo e o ideal é você transplantar os Nabos que nascerem para a sua horta (mas não precisa separar eles, deixe o grupo de plantinhas que nasceram).

Semear e plantar o Nabo

Quando for semear e se for semear em local definitivo, semeie em solo aquecido. Se for semear em módulos para depois transplantar as mudas, é melhor que a terra esteja fria.

A profundidade das sementes deve ser de 2 centímetros.

A distância entre as sementes de 5 a 10 centímetros.

O desbaste, de 10 centímetros.

O espaço entre as filas, de 30 centímetros.

A colheita

Os Nabos crescem muito rápido. O ideal é colher quando elas tiverem cerca de 5 centímetros de diâmetro, e isso acontece logo 6 a 8 semanas após semear.

Os grelos que nascerem do Nabo podem ser colhidos e cozidos como se fossem os grelos do couve.

Pragas comuns

Mosca-das-raízes-da-couve, rosca, verme-amarelo, pulgão-cinzento-da-couve, pulgão comum. Doenças como a hérnia, o oídio e o míldio-das-crucíferas.

nabo1

Os Nabos brancos ficam prontos para serem colhidos mais cedo do que os Nabos roxos.

Comentários no Facebook

comments

Fale o que pensa!