A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Equipamentos e ferramentas para horta

Você pensa em começar a plantar na sua horta e logo acha que vai ter que comprar um montão de ferramentas para lhe ajudar no processo de criação de compostagem, cavar buracos para plantas, etc. Está muito enganado. Claro que pra quem quer só plantar, não precisa comprar um montão de ferramentas desnecessárias, mas se você quer se tornar um horticultor profissional e até ganhar dinheiro com isso, vai ter que ter todas as ferramentas. Uma dica para quando você for comprar suas ferramentas é comprar da melhor que tem, isso mesmo, comprar poucas quantidades de ferramentas mas escolher cada uma da melhor que tem porque só assim elas vão durar bastante tempo e você não vai precisar de comprar mais depois.

Vou listar aqui as ferramentas mais usadas em horticultura.

Ancinho


ancinho-ciscador

Mais conhecido como ciscador, serve para juntar palhas presentes na terra. A maioria deles tem a parte dentada metálica e pode chegar a 38 cm. O cabo é grande, para quando a pessoa for usar, use com conforto. O principal uso do ancinho, ou do ciscador é para arar a terra para deixar ela fofa que é imprescindível para plantar. Existe modelos que são especialmente para juntar folhas secas.

pa

Por padrão, as pás medem 20 centímetros por 18 centímetros, aquela parte que usa para pegar a terra. Ela não serve para cavar, para isso usa-se a enxada. Mas como também é padrão, existe modelos em casas especializadas e pela internet que podemos comprar o modelo da pá mais leve e até menor, cabe o horticultor escolher o melhor modelo na hora de ir às compras. As pequenas medem 15 cm x 23 cm.

Pulverizadores

spray

 

Os pulverizadores são um sistema com bombas que servem para propagar fertilizantes líquidos, herbicidas e pesticidas, no terreno do plantio.

Sulcadora

sulcadora

A sulcadora é uma ferramenta parecida com a enxada, mas em vez de uma lamina, possui duas. Ela é usada para fazer cavidades na terra, como uma linha reta para semear. Para usar é só colocar fazendo força na terra e ir andando para trás.

Forquilha

forquilha

A forquilha é uma ferramenta semelhante a um garfo gigante e se for no seu tamanho standard, o tamanho padrão, elas possuem quatro dentes de 30 centímetros cada. Cada ferro dos dentes são quadrados em vez de cilíndricos. Existem também forquilhas especiais que tem a ponta dos dentes arredondadas e pontiagudas e são mais para uso em plantio de batata. Existe também uma peculiaridade no que diz respeito aos cabos, que podem ter formato das letras “D” “Y” ou “T”. Existem modelos para senhoras que são mais leves e pequenos mas também servem para pessoas com mais condições físicas que não querem gastar muita energia.

Enxada holandesa

Essa enxada é útil para cortar ervas daninhas do terreno e não arrancá-las pela raiz. Tem uma lamina com cavidade no centro.

Colher e garfo de jardineiro

As colheres servem para muitas coisas, mas especialmente para abrir covas com a mão. Serve para cavar, arrancar plantas, soltar terra, arrancar erva daninha etc.

Tesoura para podar

tesoura

As tesouras de podar servem para cortar caules mais finos. É necessário o jardineiro ou hortelão ter uma dessas pois é muito útil para cortar, aparar, fazer colheita e podar.

Corta-ramos

corta-ramos

Há caules que de tão grossos, a tesoura de poda não funciona para cortá-los. É ai que entra o corta ramos que é uma espécie de alicate que serve para cortar troncos mais forte e grossos.

Enxada

enxada

A enxada, muito útil na horta, é mais usada para remover ervas daninhas da superfície. Têm uma lamina perpendicular ao cabo. Também serve para abrir buracos para colocar as sementes ou plantar mudas.

Regador

regador

O ideal é que você compre um regador de plástico pois são mais leves de carregar. Para não danificar as plantas, na hora de regar,  deixe o regador pouco inclinado, só assim o chuveiro de água será mais leve.

Esses são as principais ferramentas para se usar na horta. Existe outras, mas vai ficar para outro post.

Sobre 

Adoro escrever sobre as plantas e a natureza. Sou estudante de Ciências Biológicas.

    Me encontre em:
  • facebook
  • googleplus
  • linkedin
  • twitter

Comentários no Facebook

comments

Comentários

  1. arcivanei jose bastos dos santos Fala:

    ola boa noite eu estou comerçando agora com plantação de cheiro verde ,cebolinha,quiabo e melancia estou afim de saber um pouco mais sobre hortaliça.
    eu sou de Tabatinga-AM, froteira com leticia-colombia e Santa Rosa-peru, obrigado desde já.

Fale o que pensa!