A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Cultivo de Ervas aromáticas na horta – plantar temperos

É importante de se ter em sua horta uma seleção de ervas aromáticas para usar na culinária e que elas deem um gosto especial a eles. Elas são bastante usadas na cozinhas para isso, para dar um toque especial aos pratos, como é o caso do Coentro que pode deixar uma sopa deliciosa se usado nela, serve até para fazer com que a comida não se estrague, dando mais tempo para guardá-la. As que tem propriedades medicinais são usadas para fazer cosméticos, chás, produtos de limpeza, etc.
Uma das vantagens de se plantar em casa é que você vai conhecer outras ervas que não vendem em uma feira comum. Por exemplo, todo mundo conhece o Manjericão, o Coentro e o Louro, mas pouca gente conhece a Manjerona e o Tomilho. Plantar em casa a partir de sementes vai fazer com que você as conheça melhor do que ninguém.

As ervas aromáticas podem ser encontradas em casas especializadas, viveiros de hortas, feiras livres, etc. Mas o melhor a se fazer é comprar as sementes para plantar, dá gosto de ver uma planta crescendo e a pessoa poder dizer, “Foi por minha causa”.

Manjericão

manjericao-alfavaca-foto

O Manjericão é originário da Ásia Tropical. Ele precisa de calor e sol para crescer bem. Em clima tropical como aqui no Brasil, pode ser cultivado bem, mas em climas temperados, ou onde se tem muita chuva, talvez seja difícil de manter uma planta dessa. Uma dica para quem quer plantar Manjericão é semeá-lo em local coberto. Colher as folhas regularmente e cortar as extremidades do caule do pé de manjericão para fazer com que emita novas também é uma boa prática.

Estragão

estragao-cantinhodaservas.blogspot.com

Na hora de comprar as sementes do estragão, você vai notar que existe duas variedades, a francesa (que tem melhor sabor) e a russa. O sabor da francesa é mais suave do que o da russa, sem falar no aspecto apimentado. As sementes são difíceis de encontrar, então se não encontrar, compre plantas envasadas ou faça propagação a partir de uma planta que você encontrar. Ao semear, cubra o solo com uma palha, se estiver no inverno. Fazendo isso, vai aumentar as chances de que as sementes germinem por causa do calor que aumenta na área.

Cerefólio

cerefolio

Planta de sabor anisado. Ela tem folhas minúsculas e plumosas. Prefira cultivá-las à sombra. Semeie diretamente na terra em uma estação que não seja o verão. Quando chegar o verão, regue regularmente.

Cebolinha

cebolinha

É uma erva perene, da família das cebolas, como se nota pelo nome. Tanto suas folhas como suas flores podem se comer. Suas folhas dá pra ser utilizadas em sopas e caldos mas pode ser utilizada também no feijão para dar um gosto. Comece a semear na primavera.

Coentro

678306_45037659

Os coentros são muitos usados aqui no Brasil. As flores tem um sabor maravilhoso. Podem ser colocadas em caldos, sopas, feijões, favas, etc. Muita gente também usa as folhas para molhá-las com molho e salpicar no churrasco no momento em que estiver assando na brasa. Suas sementes também podem ser usadas como condimento. A melhor época para semear Coentro é no fim do verão. Colha as folhas todos os anos e regue sempre para evitar que elas espiguem.

Tomilho

tomilho

Existe muitas variedades do tomilho. É preferível comprar suas plantas já cultivadas. Após estabelecidas no terreno, você pode propagá-las por divisão, estacas ou mergulhias.
Pode bem essa planta após a floração para induzir a produção de folhagem nova.

Lovage

Lovage

O lovage é uma planta que se parece com a Salsa quando está pequena, mas senão tiver cuidado na hortas, ela pode chegar ao tamanho de 2 metros. O gosto de suas folhas se assemelha ao de aipo e de levedura. Ela nasce a partir de sementes semeadas no início da primavera ou por Rizomas. É necessário podar a planta no início do verão, antes do florescimento dela, fazendo assim, estimulará uma segunda produção de folhagem da mesma.

Funcho

O Funcho é uma erva aromática da família do Endro e até seu gosto é semelhante ao dessa erva, mas são espécies diferentes. Elas não devem ser cultivadas perto uma da outra, pois existe o risco de uma planta nascer misturada uma com a outra, ocorrer a polinização cruzada. Não precisa semear em vasos, é melhor semear diretamente no local. Quando estiver chegando o outono, comece a cortar a parte aérea. Colha algumas cápsulas das sementes para secá-las e guardar para uma nova semeadura.

Manjerona

Existe diferentes variedades de Manjerona. É aconselhável conseguir a manjerona através de vasos, mudas e propagação pois sua germinação é difícil. Existe a manjerona-doca, e a manjerona-de-vaso que se usa frescas. Já a manjerona grega pode ser também usada secas, assim como frescas.

Segurelha

As Segurelhas deverão ser plantadas no inverno. Possuem folhas pequenas e verdes que o aspecto e sabor lembram o do Tomilho. A de verão é anual e a de inverno é perene. Para semear é aconselhável fazer no inverno ou no verão. As folhas colhidas muito jovens são melhores.

Hortelã

hortela

Para o cultivo da Hortelã, é aconselhável o cultivo em um lugar elevado ou em um vaso, porque ela de tão invasiva, por pouco não é considerada erva daninha, se não fosse por suas propriedades medicinais. É facílimo cultivá-la. Há muitas variedades dela, e cada uma tem sabores diferentes.

Salvasalva

É uma planta sempre-verde. Suas folhas são verde-acinzentadas ou roxas. O cultivo é aconselhável que se faça a semeadura na primavera. Se for propagar, é bom que se faça no verão. Quando elas já estiverem grandes e você estiver na primavera, reduza a parte aérea da planta.

Alecrim


www.naturaldogcompany.com-alecrim

Alecrim é uma planta que quando cresce, fica um arbusto bem cheio. Ela sobrevive bem em condições de seca e calor e gosta de muito sol. Para o hortelão amador, fica mais fácil o plantio através de muda e propagação pois se você tentar plantar a partir da semente, vai sentir dificuldade. Faça isto (plantar por propagação ou mudas no fim do verão). Quando ele estiver bem cheio, grande e como forma de arbusto é necessário podá-lo, e para isso o ideal é que se faça na primavera para mantê-los com uma forma ordenada.

Endro

endro

 

O Endro é uma planta anual que tem folhas plumosas e com um sabor de Anis. O gosto da semente é mais forte que o das folhas. Na hora de plantar é melhor que semeie logo no local definitivo, onde ele vai ficar, porque ele não gosta muito de mudanças. Pode ser que ele seque ou não pegue se plantar e mudar de local. Ela precisa ser regada regularmente e quando você for colher as folhas, pode colher um tempo antes de usar. Não precisa que seja frescas para serem usadas.

Salsa

A Salsa é uma planta que demora a germinar. As variedades de Salsa da folha frisada e da folha lisa pode ser cultivada em qualquer época do ano. O uso da salsa como erva aromática ou medicinal é feita a partir das folhas, não das flores. Assim como o endro, a salsa gosta também de ser plantada em definitivo, então não precisa de comprar mudas ou plantar através de propagação.

Louro

As folhas de Louro dão um toque especial se postas em sopas e feijões. Para plantar, é melhor que seja usado as mudas, comprando sempre elas jovens, envasadas e ser propagada por estacaria. O loureiro é um arbusto de pequeno porte, e não gosta de inverno.

Erva-cidreira

Melissa - Erva-cidreira

A erva-cidreira, muito conhecida como Melissa, é uma erva muito cultivada aqui no Brasil. Seu gosto é muito parecido com o do limão e suas folhas são parecidas com as do Hortelã. Muito usada em infusões, chás, lambedores (como é conhecido o mel feito de plantas medicinais no Nordeste). Ela é fácil de cultivar, e pode atingir até 2 metros de altura, se não controlada. A estação apropriada para iniciar a semeadura da Melissa é a primavera.

Sobre 

Adoro escrever sobre as plantas e a natureza. Sou estudante de Ciências Biológicas.

    Me encontre em:
  • facebook
  • googleplus
  • linkedin
  • twitter

Comentários no Facebook

comments

Fale o que pensa!