Como plantar Quiabo

Os quiabos são considerados vagens. São Vagens afuniladas, conhecidos geralmente por dedo-de-dama em Portugal. Em alguns lugares também são conhecidos como Ocre ou Quimbongo. Sua cor é verde, mas existe espécies que pode ser brancas ou vermelhas. No seu interior contém sementes brancas e arredondadas. Na cozinha, usa-se para colocar dentro do feijão, sopa, caldos verdes colocando ele inteiro, inclusive também come-se ele por inteiro. São originários da África Oriental e por isso é bom cultivá-los em local úmido e quente. Se for para cultivar em clima frio, as plantas do quiabo precisam ser cobertas para aproveitamento do calor.

quiabo

O Quiabo é parente do algodão. Tal como ele, precisa ser colhido quando as vagens atingirem 8 centímetros de cumprimento.

Local ideal para cultivo:

Local quente, abrigado, com solo rico e fértil, que retenha a umidade.

Semear e plantar:

As sementes do quiabo exigem uma temperatura de 16 graus para germinar.

Se você estiver em local onde prevaleça o frio, semeie em local coberto e depois mude para um local aberto, quando chegar o tempo de sol.

A profundidade da semente deve ser um pouco abaixo da superfície.

A distância entre as plantas deve ser de 40 cm.

O espaço entre as filas deve ser de 60 cm.

Para facilitar a germinação das sementes do quiabo, é aconselhável molhá-las em água morna antes de começar a semear. Isso faz com que amoleça as sementes e a germinação tem mais chances de acontecer. Para facilitar ainda mais, plante elas usando uma mini-estufa, acompanhe o crescimento das plantas jovens e depois transfira, quando elas estiverem maiores (Cerca de 8 a 18 cm) para um local aberto.

Na hora da colheita cuidado com as vagens secas demais, fica ruim de comer na hora de servir.
Prefira colher quando elas já estiverem com mais do que 8 centímetros de comprimento.

As espécies do quiabo:

Clemson’s Spineless

Pure Luck

Problemas:

Pragas: Afídeos em ar-livre, Aranhiço vermelho e mosca branca em local coberto.
Doenças: Botrite (Consulte o post sobre todas as doenças das plantas de horta)

Comentários no Facebook

comments

Fale o que pensa!