A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Como desidratar ervas e temperos

Não são todas as ervas que prestam para serem desidratadas. O melhor modo de desidratar é você pegar os caules e pendurá-los em local ventilado. Mas também podem ser desidratados no microondas, colhendo as ervas no início do dia para que elas fiquem com melhor sabor, que é quando os óleos essenciais estão concentrados.

(Veja o outro post de como conservar as ervas congelando-as)

Para saber quais são as melhores para desidratar, é só atentar para os caules e as folhas que precisam ser duros e lenhosos de preferência, a exemplo do orégano, tomilho e alecrim. Ervas desse jeito secam melhor e mantem o sabor e gosto.

Mas há também aquelas ervas que são mais moles e frágeis como a salsa, o manjericão e a manjerona que perdem o sabor caso você for desidratar. Mas há exceções. Um exemplo é a hortelã que é fofa, tem caules moles mas pode ser desidratada que fica boa.

erva-seca

Desidratando as ervas – Passo-a-Passo

Pendure as ervas em local bem ventilado.

Uma semana depois ela estará seca.

Não coloque na cozinha, onde tem muito vapor saindo das panelas, elas não secarão bem.

Não coloque em lugares com luz solar direta ou locais muito calorentos, senão os óleos voláteis podem sair.

No microondas

1. Para secar no microondas, espalhe algumas folhas e talos previamente cortados e picados em cima de uma camada daqueles papéis de cozinha que podem ir ao forno microondas sem problemas e ligue o forno com total potencia por 2 minutos e meio. Como o forno microondas as ervas vão ser esquentadas em um curto espaço de tempo, elas não perdem o sabor, diferente se colocasse no sol por um ou dois dias.

Pendurada

1. Depois de secar, remova as folhas com aparência de velhas ou descoloridas. Amarre os ramos e pendure de preferência em um varal improvisado num local bem ventilado e protegido do sol como em algum quarto, dispensa ou garagem do carro.

2. Quando passar alguns dias (2 dias) verifique a aparência das folhas, elas deverão estar quebradiças para estarem boas. Coloque uma folha na palma da mão e esmague para saber se estão quebradiças. Retire as folhas velhas ou pretas do caule e guarde em um recipiente fechado.

Sobre 

Adoro escrever sobre as plantas e a natureza. Sou estudante de Ciências Biológicas.

    Me encontre em:
  • facebook
  • googleplus
  • linkedin
  • twitter

Comentários no Facebook

comments

Fale o que pensa!