A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Confrei

O Confrei é uma erva que é utilizada no tratamento de fraturas desde os tempos antigos. Tem seu uso banido em vários países depois de uma pesquisa onde foi descoberto que as substâncias presentes na planta, especificamente os alcalóides poderiam causar problemas no fígado e até câncer. Mas ela desde a década de 70 é popular no combate à artrite e ainda vem sendo usada em larga escala, mas em doses pequenas sem abuso.


Nome científico
Symphytum officinale

Características

Suas flores são ricas em alantoína e aparecem mais no verão. Essa substância alantoína é uma substância que estimula a divisão celular. As folhas do Confrei são grandes e são usadas para fazer compressa em fraturas, há muito tempo. Ela cresce cerca de 1 metro e meio e é rizomatosa e perene. A planta espalha-se por 2 metros.


Componentes Químicos

Mucilagem, ácido rosmarínico, pirrolizidina, saponinas esteróides na raiz, alantoína, vitamina B12 e taninos.


Benefícios no organismo e propriedades medicinais

AdstringenteAnti-inflamatóriaCicatrizanteDemulcenteExpectorante

Ela age no organismo como adstringente (promovendo constrição dos tecidos e diminuindo as secreções), alivia irritações, é expectorante, anti-inflamatória, cicatrizante e prolifera as células.


Partes usadas

As partes aéreas e a raiz.


Como usar / Chás e receitas

Pode fazer o óleo para massagem para usar à noite e pela manhã para massagear articulações doloridas por artrite. Pode passar também em Hematomas. A pomada serve para aplicar em arranhões ou quando a pele está irritada. Acne, furúnculo, psoríase etc. Mas o principal uso do Confrei é para fazer compressa fazendo um purê com as folhas do Confrei, e colocar sobre fraturas. Pode também fazer uma pasta a partir do pó da raiz + água e usar em úlceras abertas de varizes, feridas que não cicatrizam e abcessos.



Cuidados no uso e advertências

Não se pode usar na gravidez e não pode fazer uso interno com ela, só pomadas, compressas e óleo porque contêm componentes cancerígenos. Não aplicar em feridas sujas, limpá-las primeiro.


Cultura e como plantar

Gosta de solo úmido e de lugar que seja ensolarado onde o sol bata ocasionalmente por dia. Para plantar por sementes, é indicado fazer no outono, e para plantar a partir de raízes é indicado que faça na primavera. Ela tende a morrer em invernos secos. Quando plantar ela em terreno, e acontecer dela se proliferar, é difícil erradicar. Na natureza, é encontrada mais em terrenos na Europa e Ásia. Cuidado pois quando ela está sem folhas, pode ser confundida com a planta Dedaleira (Digitalis purpurea). A colheita deve ser feita no verão para as folhas e flores. A raiz deve ser colhida no outono.


Fotos:

Confrei

Flores do Confrei


Lista das plantas medicinais de A a Z

Continue lendo mais plantas com letra "c"

  • Cipo-d'alho
  • Chá de moça
  • Chuchu
  • Café
  • Cumarú
  • Mais

  • Continue lendo mais artigos

    Sobre 

    Adoro escrever sobre as plantas e a natureza. Sou estudante de Ciências Biológicas.

      Me encontre em:
    • facebook
    • googleplus
    • linkedin
    • twitter

    Comentários no Facebook

    comments

    Fale o que pensa!