Chá de Eucalipto

Há relatos de que os efeitos do chá de Eucalipto, ou seja, os usos medicinais do Eucalipto internamente teve um efeito tóxico, portanto recomenda-se perguntar ao médico como deve usar pois ele pode saber de algum histórico na literatura de medicina de algum caso que ocorreu ao se usar o eucalipto internamente. Ela é mais usada para a produção do óleo essencial para usar em purificadores de ambiente ou para fazer massagem no peito como expectorante ou até como inalante para tratar de infecções no pulmão porque ele é antisséptico.
O Chá mostra-se benéfico para infecções na garganta, eliminando as bactérias e promovendo desinflamação do local, quando passa pelo esôfago, (ou da traqueia quando é feita a inalação). Trata de dores nas articulações quando feito o chá e aplicado com um pano molhado com o chá morno nas articulações. Neste caso o chá do óleo essencial é melhor para aplicações externas,mas muita gente não tem acesso e usa as folhas secas picadas (secar as folhas em sombra e não usar o microondas para isto para não perder suas propriedades).
Caso dê o sinal verde para uso do chá, a dose certa vai depender da idade e peso da pessoa. Também se a pessoa sofrer de distúrbios digestivos, como gastrite ou de doenças do fígado, não tomar o chá de eucalipto. Também não pode usar caso esteja grávida.

Comprar a erva seca desidratada em lojas de ervas medicinais ou farmácias especializadas e usar para fazer o chá é mais fácil e seguro.

  • - Em uma xícara de água fervida num bule, coloque meia colher de chá das ervas secas e tampe. Deixar por 10 minutos.
  • - Adoce com mel para que ele reaja com o princípio ativo da planta.
  • - Beber até 3 xícaras por dia. (Não passar disso para não ocasionar efeitos colaterais no intestino e dificuldade de respirar, batimentos cardíacos acelerados e problemas na pele como processo alérgico).

Lembrando que ela é bem amarga e alguns autores dizem que não pode beber o chá, pois as plantas novas podem conter cianeto e pode ser tóxica, mas essa teoria pode ser exagerada porque até os aborígenes usavam nos tempos antigos e obteriam êxito nos  seus tratamentos, então muito cuidado. É preciso antes e beber, consultar o médico, esteja avisado.

pé de eucalipto

Eucalipto

Eucalipto Folhas

Folhas de Eucalipto

 

Comentários no Facebook

comments

Fale o que pensa!