A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Alho

Acredita-se que o alho tenha sido originado da Sibéria, no sudoeste daquela província e logo depois tenha se proliferado pela Europa e Ásia nos tempo antigos. Segundo estudiosos, o alho é usado como planta medicinal há mais de 5 mil anos. Esse estudo é comprovado, pois na Bíblia Sagrada Cristã, encontramos o alho sendo citado no livro de Números no versículo a seguir. “Lembramo-nos dos peixes que, no Egito, comíamos de graça; dos pepinos, dos melões, dos alhos silvestres, das cebolas e dos alhos.” [Números 11:5]

Também tem outras espécies do alho onde são mais utilizados as folhas na culinária e para fins medicinais, como a cebolinha (Allium fistulosum) e a cebolinha francesa (Allium schoenoprasum).


Nome científico
Allium sativum

Outros Nomes

Alho-bravo, alho-comum, alho-do-reino, alho-ordinário, alho-manso, alho-hortense.


Família
Angiospermae, Liliaceae

Características

  • Uma erva com um cheiro característico, perene, que seus bulbos costumam ter até 12 pequenos bulbilhos. Suas folhas são parecidas com as da cebolinha, mas o que é mais utilizado no alho é os bulbos, mas na cebolinha as folhas.
  • Suas flores podem ser roxas ou avermelhadas.
  • Nas flores á o fruto que costumam ter até duas sementes.

Componentes Químicos

Óleos voláteis como aliina, alicina e ajoeno; Enzimas; Minerais como o selênio e germânio; Flavonoides; Vitamina A; Vitamina B; Vitamina C; Vitamina E.


Benefícios no organismo e propriedades medicinais

Anti-histamínicaAntibióticaAnticâncerAntioxidanteAntitrombóticaBactericidaDiaforéticaDigestivaExpectoranteFungicidaHepáticaHipoglicêmicaHipolipidêmicaHipotensivaVermífuga

Seu consumo é bom para evitar os ataques cardíacos, pois reduz o nível de colesterol. É também um forte antibiótico natural que pode ser usado no tratamento de resfriados, infecções respiratórias, secreções pulmonares graves, fungos etc. Ele age contra agentes do mal no nosso organismo, tira catarro do peito, evita trombose e até alergias e vermes.


Partes usadas

A parte usada para fazer os chás, sucos e remédios é o buldo, aqueles bagres que são tirados da sua “cabeça”.


Como usar / Chás e receitas

Suco: Se queres reduzir o risco de trombose, combater a arteriosclerose, infecções e etc. é bom tomar 5 ml (1 colher de chá) do suco duas vezes por dia.

Cru: Para tratamento de Acne, é só pegar um dente de alho, cortar e esfregar na pele. Pode-se também incluir na alimentação (dentro do feijão ao cozinhar, sopa etc) 3 dentes de alho cru por dia. Isso ajuda a diminuir os riscos de doenças no coração e também ajuda a baixar o colesterol. Também previne gripes e resfriados. Algumas pessoas até faz o chá do alho com limão, pois o alho, como combate e previne a gripe, pode ser unido com a vitamina C do limão para potencializar o efeito. Também ajuda a tirar o gosto ruim do alho, essa mistura.

Em pó: Pode ser tomado uma colher de chá de alho em pó misturado em um copo de água. Bom pra quem já sofreu de ataque cardíaco uma vez na vida.

Em cápsulas: 1 cápsula  antes das refeições evita infecções.

Tomar, seguindo as dicas da embalagem o pó de alho, ou consumir ele fresco mesmo, até 6g durante 60 dias para diminuir os níveis de triglicérides do sangue e também diminuir em 12 % os nives de colesterol.

 


Pra que serve? (indicações)

arteriosclerosecâncercolesterol altogripeherpesinfecçãotrombosevermes

Ataques cardíacos, colesterol alto, resfriados, infecções respiratórias, secreções pulmonares graves, fungos, catarro do peito, trombose, alergias e vermes, gripe, e acne.



Cuidados no uso e advertências

O alho pode causar irritação na pele, tanto o óleo como o produto em si. Muita gente o corta e esfrega em frieiras, impigem e acne, o que não é bom fazer em demasia, porque ele irrita muito a pele. Se for ingerido, deve ser feito em cápsulas, porque se ingerir também o alho cru em demasia pode irritar o estômago. Veja também como plantar alho.


Compra e armazenamento

Em feiras livres: Procure na sua cidade, por supermercados onde tenha departamentos de frutas e legumes ou por feiras livres em mercados centrais.


Cultura e como plantar

A dica para se plantar alho é, plantar em lugares quentes, de solo fundo para possibilitar o enraizamento e que seja fértil, rico em matéria orgânica. Prefira lugares que tenha luz direta do sol.


Fotos:

alho


Lista das plantas medicinais de A a Z

Continue lendo mais plantas com letra "a"

  • Alfavaca Anisada (de cheiro)
  • Abuta (butua)
  • Alface
  • Aveloz (avelós)
  • Alecrim do mato (ou do campo)
  • Mais

  • Continue lendo mais artigos

    Sobre 

    Adoro escrever sobre as plantas e a natureza. Sou estudante de Ciências Biológicas.

      Me encontre em:
    • facebook
    • googleplus
    • linkedin
    • twitter

    Comentários no Facebook

    comments

    Fale o que pensa!